Consertando a webcam que usa v4l ao invés de v4l2 no seu (k)ubuntu 9.04

Eu tenho uma Webcam antiga que comprei do matusalém quando ele mudou de máquina, é uma Pixart PAC207BCA que utiliza o famoso módulo gspca, mais precisamente o gspca_pac207.

Acontece que no ubuntu jaunty e superior, a maldita não funciona corretamente com aplicativos que usam v4l. Se vc usar o ekiga, cheese e outros que usam v4l2 ela funciona perfeitamente, mas se você usar o skype ou kopete que ainda usam a v4l, aí temos um festival verde ao invés da nossa fuça.

Eis a solução, da terra das gambiarras.

Primeiro, adicione o seguinte PPA:

deb http://ppa.launchpad.net/libv4l/ppa/ubuntu jaunty main

e deixe o mesmo atualizar a sua libv4l.

Ok, agora com ela instalada, vamos testar.

Rode o skype ou kopete e verifique que você continua vendo lindos quadrados verdes ao invés do seu rosto ou dos seus entes queridos.

Agora rode a seguinte linha em uma console:

LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype

O skype irá abrir e… INCRÍVEL, seu rosto aparece…. aeeeeeehhhhhh \o/

Agora, a explicação.

Mesmo com a libv4l nova instalada, o linux teima em carregar a libv4l2 primeiro, o que dá os resultados naturebas que observamos, ao utilizar o LD_PRELOAD nós basicamente obrigamos a v4l a carregar primeiro (detalhe que isso NÃO QUEBRA os aplicativos que usam v4l2 como cheese por ex).

Agora para torná-lo permanente, adicione a seguinte linha no seu startkde

export LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so

grave o arquivo e seja feliz pois todos os aplicativos que usam o v4l como skype e/ou kopete agora funcionam corretamente.

Nota: se vc usa o Gnome, procure nos fórums como acrescentar essa linha para se tornar global do sistema.

Existem N maneiras de fazê-lo, eu apenas demonstrei uma (e nem é a melhor).

Enjoy!

2 thoughts on “Consertando a webcam que usa v4l ao invés de v4l2 no seu (k)ubuntu 9.04

  1. Muito Obrigado! Essa informação foi muito útil pra mim. Estou programando com opencv que aparentemente parou no tempo da v4l1, se puder me contar onde posso encontrar mais informações sobre esse tipo de procedimento ou onde posso aprender mais sobre como lidar com as v4f, e LD_PRELOAD eu ficaria muito agradecido!

  2. Hola

    Depois de meses tentando solventar o problema da webcam no Linux di com seu blog. Sempre en Linux as coisas muito complicadas acabam en uma soluçao muito simples e perfeita. Muito obrigado pela calidade de sua informaçao. Como sempre o problema na Internet e diferenciar a informaçao do barulho. E verdade, o Brasil e o pais da gambiarra… mais olha gambiarra linda.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.