Wallpaper 3D com o Compiz Fusion (tutorial para (K)ubuntu).

Você já tem o Compiz Fusion, todas aquelas frescuras e malabarismos visuais que fazem as delícias de quem usa, MAS você gostaria de MAIS, gostaria de poder usar os seus screensaver como wallpapers do compiz.

Nada tema, agora você pode!!!!

Siga o tutorial e em 10 minutos estará espantando estranhos e parentes 😀

Vamos lá:

Primeiro, baixe o xwinwrap do repositório do trevino. (siga o link).

Instale o bichinho digitando:


sudo dpkg -i xwinwrap_0.1+cvs20060209_i386.deb

aproveite e instale o xscreensaver se já não o fez:


sudo apt-get install xscreensaver xscreensaver-data

Agora a parte divertida, o xwinwrap trata de pegar o screensaver e estampá-lo no layer zero da desktop, chamado de root, isso pode ser feito com praticamente qualquer aplicativo, só que o xwinwrap tem opções para ignorar o taskbar, controlar opacidade, deixar o screensaver abaixo das outras janelas e por aí vai.

Digite:


nice -n 19 xwinwrap -ni -argb -fs -s -st -sp -b -nf -o 0.7 -- /usr/lib/xscreensaver/atlantis -root -window-id WID &

Isso irá chamar o screensaver ATLANTIS que fica em /usr/lib/xscreensaver, você pode ver todos os screensavers instalados, rodando o xscreensaver-demo. A prioridade de 19 serve para deixar a prioridade do xwinwrap bem baixa, não afeta o screensaver e garante que o mesmo não chupe CPU para processos mais importantes.

Agora para deixá-lo permanente no seu KDE, crie um arquivo com qualquer nome, chamei o meu de 3droot.sh, dê-lhe permissões de execução (chmod 755 3droot.sh) e copie-o para .kde/Autostart.

Pronto, agora quando o seu KDE subir, o xwinwrap é ativado automaticamente.

AVISO IMPORTANTE: No KDE para que um programa (no caso o xwinwrap) possa adquirir o display zero (root) é necessário que você vá em System Settings -> Desktop -> Behaviour e ative o Allow Programs in Desktop Window.

Pequeno vídeo do meu Compiz rodando com o Atlantis Screensaver como Wallpaper:

Enjoy!

23 thoughts on “Wallpaper 3D com o Compiz Fusion (tutorial para (K)ubuntu).

  1. Rdorigo, funciona com qualquer Windows Manager, mas requer suporte a Composite layer, ou seja, precisa que o compiz ou qualquer outro manager rode junto.

  2. Daniel, como escrevi no artigo, no kde é necessário dar permissão ao aplicativo para rodar como layer 0 (root), como uso o kde passei a dica de como configurá-lo, no caso do gnome, vc terá de fuçar um pouco, rs rs. Mas garanto que o xwinwrap pode e deve rodar com QUALQUER Desktop Environment.

  3. Fernando, eu tb tenho paranóia por economia de recursos (embora não pareça, rs rs), ainda mais que a minha máquina principal é um notebook. O que faço é deixar um script pronto que desliga o xwinwrap e o superkaramba, quando o laptop entra em modo de bateria. Durante o uso normal o xwinwrap usa muito pouco CPU para afetar negativamente os outros processos.

  4. Fred, exatamente, o xwinwrap se “mescla” com o wallpaper, uma boa dica é usá-lo SEM wallpaper, com fundo preto e ativar o glmatrix, fica muito bom 🙂
    Quando vc gira o cubo , como ele fica junto com o wallpaper, os peixes aparecem nas paredes do cubo (animados claro).

  5. Pingback: meneame.net
  6. Poxa… poderia experimentar e nos ajudar com GNOME padoca… muito bom tutorial, mas alguns, como eu, não gostam do KDE, mas gostariam de saber os caminhos das pedras para fazer funcionar no nosso window manager…

    Grato!
    e parabéns!

  7. Olá anderson, obrigado pelo cumprimento, infelizmente eu não uso o gnome, no entanto a dica deveria funcionar com o mesmo também, só na hora de ativá-lo automaticamente é que seria necessário verificar como se faz no dito.

    Abraço

  8. Tentei fazer com o Compiz e gnome, mas ele roda o atlantis e fica piscando, encobrindo o desktop… piscando rapidamente entre o desktop e o atlantis… nao funcionou… alguma coisa não deixa ele rodar “mesclado”

    Sabe o que pode ser?

  9. Hola: una correcion. para instalar el screensaver atlantis hay que instalar los paquetes extras.
    La linea de instalacion quedaria asi>

    sudo apt-get install xscreensaver xscreensaver-data xscreensaver-data-extra

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.