Compiz Tips & Tricks…
O compiz fusion foi lançado recentemente, como nova cria do pessoal do opencompositing.org, e apesar de ser mais estável e rápido que o beryl original, tem algumas coisas que deixam a desejar, como por exemplo, a pouca integração com o KDE.
Estas dicas ajudam a minimizar esses problemas.
- Primeiro, vá no pager do kicker (onde vc muda de desktop e configure o dito para apenas 1 desktop (isso evita que o compiz multiplique as desktops por 4 ou mais, quando vc o ativa, devido à maneira como o KDE e o compiz entendem as viewports).
- Agora vamos fazer com que o compiz carregue DURANTE o carregamento ao invés de carregar DEPOIS, como ensinam os wikis, o que faz com que não exista mais o problema do kicker não “perceber” as desktops múltiplas, o adept notifier não carregar no systray corretamente e o superkaramba não ficar “colado” às várias faces do cubo:
- Primeiro, remove o seu script de carregamento do compiz (como ensinado nos wikis) que fica em .kde/Autostart
- A seguir crie os seguintes arquivos em .kde/env com permissão de execução.
- O primeiro deverá chamar-se 60_kde_wm.sh e deverá conter o seguinte código:
- export KDEWM=/usr/bin/compiz
- Isso fará com que o Windows Manager principal passe a ser o compiz. Nota: se você quiser usar o KDE normal, precisará desativar os dois scripts.
- compiz –replace -c emerald &
- Este chama explicitamente o compiz e também substitui o window decorator pelo emerald, se nao quiser usá-lo, pode omitir o -c emerald.
- class=Superkaramba & type=dock
- Este código declara que todas as janelas da classe superkaramba são do tipo dock, o que efetivamente faz com o superkaramba apareça em todas as faces do cubo.
Acho que por enquanto é só, espero que estas dicas ajudem a tornar o compiz mais amigável com o ambiente KDE.
Update 1: Para que a janela do Yakuake funcione com o plugin Opacify faça o seguinte:
- Abra o novo compizconfig settings manager (ccsm), vá na opção Opacify e na box Windows Match digite Unknown | antes do nome Normal. Não se esqueça do pipe depois do unknown (|).
- Feche o ccsm e agora o seu yakuake “opacificará” (com o perdão da palavra) quando você tirar o foco da janela.
Enjoy!
Filed under: Uncategorized - @ 25/06/2007 17:31
e no gnome? como faço?