Xara foi comprada pela Magix AG…

A Xara, que é mãe do projeto open source xaraxtreme, já avaliado neste blog, foi comprada pela empresa Magix AG, uma empresa alemã de software, reproduzo aqui a notícia vinculada neste blog.

Acabei de saber que a Xara, empresa cujo carro-chefe é o Xara Xtreme Pro, foi comprada pela MAGIX AG, uma empresa alemã de software, especializada em programas de edição de som, imagem e vídeo.

Segundo Charles Moir, porta-voz da Xara no fórum Talk Graphics, essa mudança não irá afetar os produtos Xara. Basicamente, houve apenas uma troca de donos, e que as próximas versões dos softwares da Xara devem vir com o logotipo da Xara e também da Magix. Além do mais, deve acelerar o desenvolvimento do Xara Xtreme.

Ele também disse que esta compra é fundamentalmente diferente da compra do CorelXara pela Corel (empresa que cria e mantém o CorelDraw!). A Magix não tem nenhum programa que compete com os programas da Xara. Não existe conflito de interesses.

Mas como essa compra pode afetar o desenvolvimento do projeto Open Source Xara LX, que portava o excelente programa de criação vetorial Xara Xtreme (que passou a se chamar Xara LX) para o Linux?

O projeto do Xara LX está parado a vários meses, aparentemente porque os desenvolvedores envolvidos foram deslocados para trabalhar na nova versão do software Xara Xtreme para Windows (que é pago, diga-se de passagem). Mas também pode ser que as atividades não-críticas da empresa tenham sido paralisadas temporariamente enquanto a compra estava sendo feita (meu palpite, sem qualquer fundamento).

Não se sabe ainda como isso irá afetar o projeto Open Source, pois Charles Moir só se pronunciou sobre a versão comercial do Xara Xtreme, e ignorou as perguntas dos usuários sobre como irá ficar a versão para Linux. Só nos resta aguardar e esperar uma satisfação, e torcer para que este belo projeto não seja abandonado.

O tempo o dirá. :/

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.