Kernel 2.6.17 RC2 – Considerações…

Observando os diversos bugs de segurança que apareceram no 2.6.16 e as diversas features novas do 2.6.17, resolvi compilar o bichinho e testar as novas features.

Como já é tradicional com cada release do kernel, as drivers do vmware 5.5.x pararam de compilar, (normal mesmo, cada versão quebra uma coisa nova, rs rs :)) desta vez foi a parte do SMP que tinha sido mudada. Nada demais, depois de um rápido patch, o vmware estava novo em folha, e pude proceder aos testes que me interessavam.

Uma das coisas mais interessantes é o patch do CPU scheduler que resolve problemas de queue starvation, ou seja, os coitadinhos dos processos, sobre diversos estados de temperatura e pressão, podiam morrer de fome (de ciclos de cpu entenda-se), este patch tenta resolver isso, e deixar a máquina sempre 100% disponível (ou o mais próximo disso quanto possível) e uma das promessas dessa modificação é deixar o apache mais respondão, ou seja, torná-lo capaz de atender mais requests por segundo. Veja este link para mais informações.

A vantagem de poder mandar parte da low memory para high memory (já tinha no 2.6.16 mas só fui testar no 2.6.17) permitiu mandar boa parte do meu consumo de memória para baixo. Com uma carga normal (firefox, kopete, amarok, kmail, e mais 30000 pequenos programinhas, superkaramba e etc) a minha máquina consumia cerca de 950MB dos 993MB que tem disponível (o resto vai pra placa gráfica), apesar de boa parte ser convertido em cache e buffers, agora com a mesma carga o “free -m” mostra outro cenário:

                    total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:             993        799        194          0          131           352
-/+ buffers/cache:       315        677
Swap:            658          0        658

Impressionante não? Então não se acanhem, baixem o rc2 do kernel.org e brinquem.

COMPILE AWAY!!! 🙂

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.