Dicas para a nova driver da AMD/ATI 8.42.3 + Compiz Fusion com uma Xpress 1100 (200m)
Depois de vários dias de testes com a nova driver e o compiz, aqui fica o que achei até agora.
Devido ao novo funcionamento do AIGLX, são necessárias algumas alterações à configuração do compiz, por intermédio do ccsm (compizconfig settings manager), abra-o portanto em Start -> Settings -> CompizConfig Settings Manager. Agora vá na opção General Options, e na tab General, ative o Unredirect Fullscreen Windows. Isso deve acelerar o suporte a fullscreen e diminuir bastante o flicker quando se assiste um filme com a driver X11. Note que ao ativar este setting o XV passa a funcionar em tela cheia também.
Agora vá na opção Workarounds e desative o QT Window Fix e o Legacy Fullscreen Support. Estes dois resolvem o problema com tela cheia no KDE.
Por fim, a melhor série de configurações para a driver no meu xorg.conf é a seguinte:
Section "Device"
# Option "TexturedVideo" "True"
# Option "KernelModuleParm" "locked-userpages=0"
Identifier "aticonfig-Device[0]"
Driver "fglrx"
Option "MaxGARTSize" "128"
Option "Capabilities" "0x00000000"
Option "UseFastTLS" "2"
Option "Centermode" "off"
# Option "TexturedVideoSync" "on"
Option "VideoOverlay" "on"
Option "OpenGLOverlay" "off"
# Option "OverlayOnCRTC2" "0"
Option "PseudoColorVisuals" "off"
# Option "EnableMonitor" "lvds"
# Option "DesktopSetup" "clone"
# Option "EnablePrivateBackZ" "on"
Option "BackingStore" "true"
Option "XAANoOffscreenPixmaps" "true"
EndSection
Agora reinicie a sua máquina – isto é necessário para que a placa possa resetar os seus interrupts, coisa que nem sempre acontece quando se reiniciar o X ou se recarrega a driver do kernel.
Enjoy!
9 thoughts on “Dicas para a nova driver da AMD/ATI 8.42.3 + Compiz Fusion com uma Xpress 1100 (200m)”
Leave a Reply Cancel reply
Filed under: Uncategorized - @ 26/10/2007 18:55
Muito boa padoca! Vou testar agora mesmo.
Interessante a configuração do seu Xorg.
Coloquei elas aqui e o aquele borrão “a la Watermark” sumiu. o
Valeu cara.
Pablo, esse watermark que aparece em algumas placas/distros é corrigida pela linha: Option “XAANoOffscreenPixmaps” “true”
Só pra constar 🙂
Padoca,
Como nosso amgio Pablo mencionou o “borrão” sumiu aqui também. Eu já estava para voltar ao driver disponibilizado pela distro. Juntei uma pequena série de dúvidas neste processo, se você puder da uma força.
1 – Você saberia explicar a funcionalidades individual destes parâmetros?
2 – Não tenho muito interesse em utilizar Compiz… vendo por este lado você acha que vale a pena o update?
3 – O que ganho com AIXGL? Tem alguma ferramenta de bechmark onde eu possa comparar o driver “nativo” com o novo lançamento? (conheço o glxgears mas ele é extremamente impreciso e muito vulneravel a influência de outros aplicativos em execução na máquina.).
4 – Ao executar o comando “grep -i AIGLX /var/log/Xorg.0.log” percebo que no final onde deveria acabar em “(II) AIGLX: Loaded and initialized /usr/lib/dri/fglrx_dri.so” porém essa mensagem é seguida por “(II) AIGLX: Suspending AIGLX clients for VT switch / (II) AIGLX: Resuming AIGLX clients after VT switch” alguma idéia sobre o que estaria provocando isso?
Obrigado por qualquer esclarecimento,
Abraços.
Cara, só esclarecendo… meu Note é um zv6201cl (série zv6000) com a placa Xpress 200M. Após a alteração no xorg.conf o cooler tá funcionando quase que constantemente. Será que retirando algum destes parâmetros resolveria…?
Joel,
1 – fora o “XAANoOffscreenPixmaps” que como a variável indica, impede a cópia dos pixmaps em memória (resolvendo o borrão), as outras opcões estão documentadas pela própria driver da ATI, rode aticonfig –help que estão todas lá.
2 – se não usar compiz adianta AINDA MAIS!! já que os problemas que estão aparecendo se referem precisamente ao compiz. No sistema “padrão” esta driver melhora substancialmente a performance do OPENGL já que o módulo correspondente foi totalmente reescrito.
3 – o AIGLX permite que você use compositing diretamente pelo X.org sem precisar de um servidor de compositing como o XGL, o que melhora memória, performance, etc. Repare que esta é a primeira driver da ATI com suporte ao AIGLX, logo, bugs seriam esperados. 🙂 mas no geral está muito boa e promissora.
4 – Isso é normal, o AIGLX só tem lógica com um display gráfico, o que a mensagem diz é que quando vc pula para uma console (alt +f1) por exemplo, o aiglx é automaticamente desativado, e quando pula de volta, ele é reativado.
Abraço
Joel,
Cada notebook é diferente, eu tenho um ACER ASPIRE 5100 (xpress 1100 aka 200m) e o cooler funciona normalmente, então o meu conselho é: brinque com as opções e veja o que dá. Se o cooler está rodando muito, use o top para ver qual aplicativo que está consumindo mais CPU, se for o xorg ou o compiz.real eles são os culpados.. senão.. bom.. ai fica por sua conta descobrir 🙂
Abraço
Aí é que tá o CPU tava quase que completamente idle. Não tinha nada significante utilizando o CPU e ele estava com 71C de temperatura e o cooler turminado.
Desativei todas as opções e deixei apenas a “XAANoOffscreenPixmaps”, aparentemente normalizou.
Tem alguma das outras opções que você recomendaria manter?
Olá amigo… =)
Só por curiosidade, quantos FPS você consegue no glxgears???
Tenho uma Xpress 1100 também mas acho ela meio manca… hehehehehehe.
Um abraço.